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Análise Psico-Orgânica
A formação em Análise Psico-Orgânica é dividida em 3 ciclos: a pré-formação com duração de 5 meses, a formação com duração de 3 anos e a supervisão clínica pós-formação com duração de 2 anos.
Ao longo da jornada formativa, são transmitidas as teorias de base, os conceitos, dispositivos terapêuticos e a ética da prática clínica em APO (Análise Psico-Orgânica), habilitando o profissional a atuar como psicoterapeuta em APO.
A transmissão da APO não se dá apenas no plano conceitual, pois consideramos que as vivências (conectando conceitos às sensações e sentimentos), as relações interpessoais e a prática são pilares fundamentais para o aprendizado.
Cada aluno vivencia e trabalha seus temas pessoais ao longo da jornada formativa, articulando os modelos teóricos à sua própria experiência e elaboração. Dessa forma, entendemos que o Ser terapeuta de cada aluno pode emergir e se encarnar.
O psicoterapeuta trabalha essencialmente com o inconsciente — o seu e o do seu paciente. A partir da troca que se instaura entre ambos, constroem-se as ligações transferenciais essenciais ao trabalho terapêutico. No entanto, o inconsciente não é percebido diretamente; é necessário buscar suas manifestações e os conteúdos que emergem, o que exige uma técnica e uma estrutura precisas, além de sensibilidade e arte.
O psicoterapeuta em APO apoia o impulso de seu paciente na direção da mudança, ajudando-o a reconectar seu mundo interno e seus valores de vida. Ele escuta, na confidencialidade do espaço terapêutico, seus sofrimentos, o sentido que a pessoa quer dar à sua vida e a integração que ela faz para realizar seu lugar pessoal dentro do social.
Para a APO, é fundamental que o psicoterapeuta respeite integralmente as escolhas do paciente, o que exige uma consciência clara de si mesmo. Experiência de vida, processo terapêutico pessoal, supervisão clínica e o respeito e compromisso com a ética terapêutica são elementos fundamentais para o exercício da profissão e fazem parte do processo de formação e certificação do psicoterapeuta em APO.
Ao final da formação os alunos recebem uma dupla certificação: pelo CEBRAFAPO (Centro Brasileiro de Formação em Análise Psico-Orgânica) e pela EFAPO (Escola Francesa de Análise Psico-Orgânica).
Canais de formação
O CEBRAFAPO utiliza três canais para a transmissão do método:
O trabalho experiencial
Permite aprender sentindo corporalmente, energeticamente e emocionalmente. Esse approach oferece aos psicoterapeutas uma segurança interna que lhes permite ser mais precisos em suas intervenções junto aos seus clientes.
Os formadores fazem exposições teóricas e indicam livros ou artigos que correspondem aos temas abordados. Eles utilizam o feedback das experiências para intervir didaticamente, ligando o saber teórico e os conceitos de base da APO à experiência vivida ao longo de cada seminário.
A teoria
Ao longo de toda a formação, os estudantes são convidados a colocar em prática os dispositivos de atendimento em Análise Psico-Orgânica com seus colegas em sessões onde estão presentes 3 papéis: o terapeuta, o cliente e o observador.
Os trabalhos práticos

1° CICLO (Pré-formação)
Com duração de cinco meses, segue o formato de um fim de semana por mês (sábados e domingos, das 09:00h às 18:00h). Este ciclo tem como objetivo introduzir a metodologia básica da Psicologia Biodinâmica e da Análise Psico-Orgânica (APO), apresentando algumas noções fundamentais e permitindo aos estudantes avaliarem suas próprias motivações para a continuidade na formação de 3 anos. É um pré-requisito para a formação em APO, exceto aos alunos que tenham cursado a formação em Massagem Biodinâmica e Análise Psico-Orgânica.
Programa da Pré-formação:
• Introdução ao vocabulário de base da Análise Psico-Orgânica
• Microrregulação (psicoperistaltismo) e macrorregulação
• O toque na psicoterapia/massagem Biodinâmica
• Os contratos familiares no inconsciente
• Elaboração do percurso profissional e pessoal e avaliação das motivações
2° CICLO (Formação)
O 2° ciclo de formação de psicoterapeutas tem a duração de três anos, com carga horária anual de 210 horas de aulas teórico-vivenciais por meio de seminários de 1 final de semana por mês (sábados e domingos, das 09:00h às 18:00h), coordenados por Silvana Sacharny e a equipe de formadores do CEBRAFAPO. Anualmente, dois formadores da Escola Francesa de Análise Psico-Orgânica (EFAPO) transmitem seminários intensivos de cinco dias aos alunos, compondo a jornada formativa.
Na formação de psicoterapeutas, aprende-se o conjunto de conceitos e métodos da Psicologia Biodinâmica e da Análise Psico-Orgânica, integrando as técnicas terapêuticas essenciais do trabalho corporal e psiquico, baseado no pensamento de Gerda e Paul Boyesen.
Primeiro Ano
Voltado essencialmente para a transmissão dos modelos da Análise Psico-Orgânica: o Círculo Psico-Orgânico, o trabalho sobre o primeiro nível do impulso primário (Primary Impulse Training) e os conceitos básicos da Psicologia Biodinâmica. Na metade desse ano, ocorre a formação de grupos íntimos, que constituem um espaço para aprofundar as técnicas e os conceitos ensinados, por meio de reuniões regulares que se dão além do espaço em sala de aula.
Conteúdo:
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Conceitos básicos da Análise Psico-Orgânica
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O Círculo Psico-Orgânico
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O lugar do objeto de amor no Círculo Psico-Orgânico
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Diferentes toques, regulação neurovegetativa e psicoperistaltismo
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Os sonhos
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O nascimento
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Regressão e simbolização
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Os contratos no inconsciente
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Intenção e atitude na massagem; aprendizado da massagem de Lifting, Polarizações e Distribuição.
Segundo Ano
No segundo ano, são trabalhadas questões referentes à sexualidade, ao casal e ao dinheiro, nos níveis psicológico, orgânico e energético, através de modelos como o trabalho sobre o impulso primário (Primary Impulse Training) avançado. Aqui, começa o "encadeamento terapêutico", ou seja, a constituição de duplas terapeuta/cliente que desenvolvem um processo terapêutico, também fora das horas de formação. Há um processo de supervisão durante os seminários para afinar a compreensão do trabalho terapêutico e do diagnóstico psico-orgânico, interligando a teoria e a prática do aprendizado.
Conteúdo:
- Elementos de psicopatologia
- Imagens simbólicas e reais; pais reais e pais simbólicos
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Primary Impulse Training avançado
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Toque, sensação e imagem
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A relação terapêutica
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A sexualidade
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O casal
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O dinheiro
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Utilização do toque na relação terapêutica
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Respiração e massagem; aprendizado da massagem dos músculos constritores da respiração.
Terceiro Ano
Durante o terceiro ano, predominam os temas ligados à prática clínica do psicoterapeuta e os alunos escolhem um tema para desenvolver sua monografia.
Conteúdo:
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Leitura e linguagem do corpo
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Classificação e utilização das massagens
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Toque e transferência
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As massagens no ciclo psico-orgânico
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Morte e luto em psicoterapia
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Neurose e psicose
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Transferência e contratransferência orgânica
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A lei
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Sessão individual em Análise Psico-Orgânica
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Ética profissional.
Supervisão Clínica
Após a formação, os alunos passam por um ciclo de 2 anos de supervisão clínica com a coordenadora do CEBRAFAPO, Silvana Sacharny, uma vez ao mês, e com formadores da EFAPO (Escola Francesa), duas vezes ao ano, onde poderão trazer seus primeiros casos clínicos, esclarecer questões conceituais e técnicas e aprofundar sobre conceitos e aplicação do método.
Canais de ensino
O CEBRAFAPO utiliza três canais para a transmissão do método:
O trabalho experiencial
Permite aprender sentindo corporalmente, energeticamente e emocionalmente. Esse approach oferece aos psicoterapeutas uma segurança interna que lhes permite ser mais precisos em suas intervenções junto aos seus clientes.
A teoria
Os formadores fazem exposições teóricas e indicam livros ou artigos que correspondem aos temas abordados. Eles utilizam o feedback das experiências para intervir didaticamente, ligando o saber teórico e os conceitos de base da APO à experiência vivida ao longo de cada seminário.
Os trabalhos práticos
Ao longo de toda a formação, os estudantes são convidados a colocar em prática os dispositivos de atendimento em Análise Psico-Orgânica com seus colegas em sessões onde estão presentes 3 papéis: o terapeuta, o cliente e o observador.
