
Silvana Sacharny
Coordenadora e Formadora do CEBRAFAPO
Formou-se em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1986. Durante a trajetória acadêmica se interessou pelo enfoque psico-corporal, buscando compreender as interações entre a psique, os afetos e o corpo. No início dos anos 80 estudou e trabalhou com dança contemporânea e com a consciência pelo movimento corporal.
Em 1987 teve seu primeiro contato com Patrick Sell (terapeuta formado pela Escola de Gerda Boyesen) que lhe apresentou uma nova técnica de terapia corporal; a massagem biodinâmica, criada por Gerda Boyesen.
Encantada com o potencial e a inovação deste enfoque e interessada em se aprofundar nesta abordagem, foi buscar na França a formação na Escola Francesa de Análise Psico-Orgânica (EFAPO). Esta formação reúne a abordagem da Psicologia Biodinâmica e da Análise Psico-Orgânica criada por Paul Boyesen.
Residiu na França entre 1988 e 1991, se formou enquanto psicoterapeuta e cursou paralelamente a Universidade Sorbonne, que lhe concede o diploma de Estudos Superiores Especializados em Psicologia Clínica Também se especializou no trabalho de Relaxamento Terapêutico oferecido pelo Hospital
Necker - Serviço do Professor Pelicier.
Voltou em 1992 ao Rio de Janeiro e iniciou o seu trabalho na clínica e na transmissão dos ensinamentos. Estabeleceu um vínculo com a Escola Francesa de Análise Psico-Orgânica (EFAPO) trazendo os formadores para ministrarem conferências e seminários teórico-vivenciais.
Além do trabalho enquanto psicoterapeuta e formadora desenvolve atualmente um trabalho de acompanhamento a gestantes e preparação ao parto. Um trabalho que se apoia na construção do vínculo mãe-bebê e na inclusão do pai na tríade mãe-pai-bebê (Haptonomia). Segue em atendimentos pós-parto favorecendo a relação mãe-bebê.
Em 1998 cria o Centro Brasileiro de Formação em Análise Psico-Orgânica, iniciando o primeiro grupo de formação de psicoterapeutas. A formação é vinculada à Escola Francesa de Análise Psico-Orgânica (EFAPO).Segue na sua trajetória enquanto coordenadora do CEBRAFAPO, agora com mais de 25 anos de existência. Na parceria CEBRAFAPO – EFAPO, é também trainee convidada pela EFAPO para realizar seminários com os alunos da EFAPO na França.
Atualmente reestruturou o programa de especialização de casais do CEBRAFAPO e também recebe casais enquanto atendimento clínico.
Considera que a manutenção do vínculo com a vida é à base do trabalho psicoterapêutico. Para tanto é necessário que o sujeito se conecte com a sua verdade para acessar o seu desejo.
